fbpx
Como Definir Seu Avatar

Agora, pensa comigo o seguinte: é mais fácil entender um monte de pessoas ou entender uma pessoa apenas? com certeza uma pessoa só né…rsrsrsr.

Então, se você deseja ser mais assertivo em seus resultados precisará então entender o conceito de avatar ou persona.

Esse conceito vai te ajudar a ter uma percepção mais precisa do seu cliente. A Persona ou Avatar é um perfil elaborado, por você, do seu cliente ideal dentro do seu público alvo. É apenas uma pessoa.

O seu objetivo é compreender cada vez melhor quem é a sua Persona e do que ela precisa. E a partir dessas informações, suas estratégias de marketing serão mais efetivas, você se comunicará com mais precisão.

Aqui está o grande diferencial dos grandes empreendedores Digitais. Eles investem tempo definindo sua Persona e criam o seus conteúdos voltados diretamente para esse cliente ideal.

Como falamos acima, é melhor conhecer uma pessoa bem do que várias.

Aqui vai uma excelente dica: Você pode ser o seu avatar.

Você se conhece bem, sabe quais são seus sonhos, o que deseja, quais são as suas necessidades, quais são os seus problemas.

Então, se o nicho que Você escolheu atende as suas expectativas, crie seu avartar partir da sua realidade. No Marketing Digital damos o nome deste processo de: Entender as dores da nossa Persona.

Saber seus desejos, aspirações, aquilo que impede de alcançar seus objetivos, saber o que eles estão pesquisando na internet, quais os tipos de informações que eles tem interesse, etc.

Como descobrir o avatar do meu Negócio? É super importante que você saiba que: O AVATAR  não são criadas com base em nossos achismos. Ela é uma pessoa criada mas fundamentada em dados reais de clientes do mercado.

Existem diversas maneiras de coletar os dados necessários para criar a sua Persona mas nesse curso vamos focar na pesquisa de coleta de dados através das Redes Sociais.

Por exemplo, se seu nicho é sobre emagrecimento, ou seja, se você quiser vender produtos para pessoas que querem emagrecer, será necessário acessar as principais Redes Sociais como Youtube, Facebook e Instagram e fazer pesquisas sobre emagrecimento.

Você irá encontrar os canais dos seus concorrentes. A partir daí, pesquise os comentários dos clientes e anote tudo o que for interessante para definir sua Persona.

Uma excelente ideia também é entrar em diversos Grupos de Facebook sobre seu nicho. Os grupos são uma excelente fonte de informações preciosas porque lá os seus futuros clientes, compartilham suas lutas, suas vitórias, seus desejos, sua vida.

Outra boa idéia é criar um Formulário de Pesquisa Gratuito no Google com perguntas direcionadas ao seu nicho e mandar para sua lista de amigos de whatsapp, email e família.

Você pode dizer que está fazendo uma pesquisa de campo para um Novo Negócio que está iniciando e quer trazer soluções para os problemas deles.

Se Você preferir, pode criar um vídeo para o seu canal no YouTube, fazer uma live em seu perfil de nicho no instagram, ou criar um grupo de Facebook.

Pergunte para o seu público quais são as dificuldades deles relacionadas ao seu nicho, quais são seus desejos, suas metas, seus sonhos. Você pode usar o mesmo formulário de perguntas do Google e se for um vídeo no YouTube, coloque o link do formulário na descrição.

Dentro das respostas colhidas você vai focar em criar conteúdos de acordo com tema mais votados por eles.

Obs1: não despreze os outros temas, futuramente podem ser usados também. Os Formulários podem ser criados pelo Google Forms.

Abaixo, vamos te mostrar um exemplo de Persona pro nicho de emagrecimento: Vanessa tem 35 anos, é formada e trabalha como assistente administrativa em um escritório de contabilidade. Seu salário é de R$ 3 mil.

É casada, está feliz com seu emprego mas não está satisfeita com sua forma física. Está acima do peso, tem uma alimentação ruim e deseja mudar de vida nesta área.

Gosta de comprar pela internet, de acessar redes sociais. Segue as principais digital influencers de vida saudável, moda e beleza no Instagram e blogs.

Mora no Rio de Janeiro e sai todo final de semana para se divertir com a família. Ela quer se sentir bem, quer melhorar sua auto estima.

Bom a partir dessas informações valiosas que te passei você conseguirá criar uma Seu AVATAR e já poderá iniciar as suas campanhas de marketing com conteúdos bem direcionados e obter bons resultados.

Sobre o Autor

James Vieira
James Vieira

Casado com Alessandra Vieira, pai da Gabi e do Nicolas, um apaixonado por marketing digital. já fiz vários curso com grandes feras do mercado digital dentre eles : Erico Rocha ( formula de lançamento) Alex Vargas ( formula negocio online) atualmente aluno do grande mestre Paulo Maccedo ( copywrinter e storycopy ).

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *